Ampére - Sudoeste do Paraná     
 
Conheça melhor o município de Ampére

 

Aspectos Gerais

 

Gentílico: Amperense
Data de Fundação: 28/11/1961

Área: km²
População: 0 habitantes
Altitude Média: m
Clima:

www.ampere.pr.gov.br

 

História

 

Há mais de 52, nascia uma cidade repleta de oportunidades.

A ocupação de forma mais intensa do sudoeste Paranaense ocorre após a formação da CANGO – Colônia Agrícola General Osório – parte da política de ocupação do extremo oeste do Brasil desenvolvida por Getúlio Vargas e conhecida como “Marcha para o Oeste”. Os descendentes de alemães e italianos que moravam nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram os agentes principais dessa ocupação.

Até o ano de 1950, existiam na região somente os municípios de Palmas e Clevelândia. Após essa data surgiram outros municípios, como por exemplo, Pato Branco, Francisco Beltrão, Santo Antônio do Sudoeste e Capanema.

Os primeiros moradores chegaram aqui por volta de 1947, sendo que o primeiro morador foi João Pociano de Almeida. Em 1948 chegaram José Soranzo, Adriano Nonato, Florindo Santiago de Miranda, Eduardo Stoki, Família Bialeski, Antenor e Agenor Fagundes, Antonio Pereira da Conceição, Angelino Veiga de Freitas, Família Lerias, Família Telheiro, Família Furlan e outros.

Em 1949 foi nomeado o Sr. Eduardo Stock como delegado, e no mesmo ano foi construída a primeira capela no atual bairro de Santa Terezinha. Em 30 de dezembro de 1957 Ampére foi elevada a condição de distrito.

A emancipação política do município de Ampére foi determinada pela Lei Estadual nº 4348, em 11 de abril de 1961, e instalado em 28 de novembro do mesmo ano, sendo desmembrado de Santo Antônio do Sudoeste e Capanema. A origem do nome ainda hoje é uma incógnita havendo várias hipóteses para isso.

O Primeiro Prefeito do Município Augustinho Gnoato, administrou entre 1961-1964. O atual Hélio Manoel Alves é o 13º prefeito do município, eleito para exercer o cargo de 2013 a 2016.

Segundo dados do IBGE (2010) a população atual do Município é de 17.308 das quais 66% vivem no meio urbano e 33% no meio rural. O município se caracteriza pelo dinamismo e diversidade econômica. O interior do município é composto por diversas comunidades de pequenos produtores, que produzem mais de 30 produtos diferentes, destacando-se a soja, o milho e o trigo. Em relação a criação de animais, destaca-se a produção de aves, bovinos de leite e corte. A parte urbana é composta por uma rede de produção, distribuição, comércio e serviços bastante diversificados.

A indústria ganha destaque na cidade, empregando um número significativo de trabalhadores, sendo responsável pelo reconhecimento de Ampére como cidade industrial dentro da região do sudoeste e mesmo em nível estadual e nacional.

No ano de 2011, comemoramos os 50 anos do município. Data importantíssima, entendida como um marco entre a história transcorrida até o momento e as definições sobre os rumos futuros a serem tomados pelo município no sentido do seu desenvolvimento integral, social, humano e econômico.

Fonte: Prefeitura Municipal

 

Indicadores

 

 

Símbolos e Hino

 

HINO

Vila de Ampére foi o nome primeiro
nos albores de tua fundação
Que te deu um valente pioneiro
ao despertar, meu querido rincão.

Estribilho

Honra, pois ao herói desbravador.
Em tua homenagem este hino de louvor.
Do mais elevado idealismo
foi a decisão dos filhos teus
Plena de amor pátrio e civismo
fundaram esta terra abençoada por deus.

Estribilho

Salve Ampére! Ó querida cidade
berço augusto da paz e esplendor
És um templo de felicidade
colméia de intenso labor

Estribilho

Ampére teu destino é a glória!
Siga sempre a rota do sucesso
Grandiosa há de ser tua vitória
Na caminhada em busca do progresso.

Estribilho

Do Sudoeste, solo privilegiado.
Do Paraná, filho altivo e gentil.
Querido Ampére meu rincão adorado
Orgulho maior de um povo varonil.

 

Fotos do Município

  Fotos Antigas

Fotos Atuais

Clique aqui para ampliar a imagem
     

 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Ampére
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br