Ampére - Sudoeste do Paraná     
 

Ampére   |  Pavimentação   |   segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Parceria entre Prefeitura e população vai asfaltar a cidade

Com um financiamento de R$ 42 milhões, a Prefeitura de Ampére pretende iniciar nos próximos meses um grande trabalho de pavimentação por toda a cidade. O convênio já está assinado e, de acordo com o prefeito Hélio Alves (PDT), 17 trechos de ruas da área urbana do município vão receber asfalto.

Mas, devido a uma decisão da administração de Ampére, as obras na cidade ganharam um ar de ineditismo. Segundo o prefeito, não dá para fazer asfalto sem construir também calçadas - o que gera um custo maior e dificulta todo o processo. Assim, para garantir o atendimento aos 17 trechos pretendidos, a Prefeitura buscou ajuda da população.
Na proposta do poder público, os recursos que virão para o município serão direcionados todos para a pavimentação asfáltica no centro, isentos dos gastos com calçadas, que serão construídas pela população - cada morador paga pelo passeio público que passa em frente à sua propriedade.

"É importante que quando a administração convida a população para participar e mostra para eles o que vai ser feito, as pessoas contribuem, dão a sua parte", destaca o prefeito. Ele reforça que, de acordo com as informações que o município recebeu, essa é uma iniciativa inédita em todo o Paraná.

Hélio Alves ainda acrescenta que a população aceitou prontamente a ideia e já começou a construir as calçadas. "Eles gostaram da ideia! Nós temos um ou dois problemas com pessoas que estão gastando muito com doenças e não vão poder ajudar, mas a gente já está vendo como vai fazer. Fora isso, na maioria, todos concordaram e por isso temos que tirar o chapéu para o nosso povo."

Aprovação dos moradores

O Jornal de Beltrão visitou quarta-feira, dia 14, uma das ruas que vão ser atendidas pelo novo projeto de asfaltamento dentro da cidade de Ampére - a Rua Tupi.

Nessa via, os proprietários das residências já se reuniram, chamaram uma empreiteira e construíram toda a calçada da frente de suas casas.

João Garcia Neto é aposentado, mora com a esposa, Maria de Lurdes Alves Sopate, na Rua Tupi e, junto à calçada, toda construída com investimento da população, afirma que valeu a pena.

"É na frente da casa da gente, né. Acho que temos que dar prioridade para isso. Pagamos um certo custo, mas ficou bonito, vai sair o asfalto, vai ficar bom, então vale muito a pena", garante o morador.

Outro habitante da Rua Tupi, João Juscelino de Andrade comenta que não gostou muito da proposta, "mas como veio desse jeito, nós aderimos, aceitamos fazer a calçada para vir o asfalto, porque para nós é ótimo se asfaltar aqui".

João Juscelino diz que o valor variou entre proprietários, dependendo do tamanho da frente do terreno. "Entre as calçadas mais pequenas, tem proprietário aqui, por exemplo, com cinco metros de frente. Para esse custou em faixa de mil reais. Outros já com faixa de 10 a 15 metros ficou em R$ 1.600."

O prefeito Hélio Alves ressalta que a calçada na Rua Tupi já é um dos melhores exemplos da parceria entre o poder público e a população amperense.

Alternativa em tempos de crise

Hélio ainda comenta que, na situação atual, em que os repasses para os municípios estão pequenos e os gastos altos, é preciso cortar algumas coisas para fechar as contas no fim do ano. "O caminho é ir segurando e precisamos que a população entenda a situação", assim como fez ao participar da obra das calçadas.

Fonte: Jornal de Beltrão

 



Veja também

06/01/2016 
Governo fará mudanças no calendário de vacinação
07/12/2015 
Mais de 80 produtores participam de dia de campo sobre produção de leite em Ampére
04/12/2015 
Ampére sedia Festival Intermunicipal
03/12/2015 
Atletas do Projovem Participam de Campeonato de Taekwondo
03/12/2015 
Abertura do Natal Iluminado
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Ampére
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br