Ampére - Sudoeste do Paraná     
 

Ampére   |  Parceria   |   segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Mais de 80 produtores participam de dia de campo sobre produção de leite em Ampére


Autor(a): Assessoria

Publicação: 05/12/2015 09:29



Agricultores presentes assistiram a
Uma parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário, a Emater e a Secretaria de Agricultura de Ampére promoveu um dia de campo na propriedade de Adenaure do Couto, da comunidade de Água Doce. O evento teve a participação de mais de 80 produtores. Nesta propriedade foi instalada uma unidade de referência que vem se destacando na produção de pastagem e de leite.

O técnico Pedro Radaelli, da Emater de Ampére, apresentou os trabalhos desenvolvidos na atividade leiteira na propriedade. Pedro, que presta assistência técnica a Adenaure desde que ele adquiriu essa área através do Plano Nacional de Crédito Fundiário em 2010, mostrou o crescimento da atividade na propriedade. Contou que o produtor seguiu todas as orientações técnicas, por isso a atividade do leite cresceu tanto.

Pedro faz visitas sistemáticas ao produtor e sua família, levando novas tecnologias à propriedade, que proporcionaram aumento da rentabilidade da bovinocultura de leite. Esse trabalho é parte da ação que o Instituto Emater desenvolve na "chamada pública" em Ampére e em mais 41 municípios do Sudoeste, e que beneficia 5.800 agricultores familiares.
Após esta palestra os participantes foram divididos em quatro grupos trabalho de oficinas.

O zootecnista Simão Flores e o médico veterinário Flávio Farias, trataram do tema qualidade do leite chamando a atenção dos participantes sobre como fazer corretamente a manutenção, higienização, regulagem do vácuo da ordenhadeira e o que isso pode causar de prejuízos quando não estiver funcionando adequadamente. Demonstraram também como fazer corretamente a higienização dos equipamentos, da sala de ordenha e o uso correto dos produtos de limpeza.

O médico veterinário Luiz Lazarin, em sua oficina, falou sobre os cuidado da bezerra desde o seu nascimento. Mostrou como fazer o manejo das mesmas e apresentou fundamentos de higiene chamando a atenção para os cuidados na forma de criação.

O conteúdo administrado pelo engenheiro agrônomo Cesar Paz foi Manejo de Solos em Pastagens. Ele falou das espécies perenes e anuais de inverno e verão, dando ênfase às forrageiras e suas exigências nutricionais; as vantagens da adubação, e o que isso representa economicamente dentro da propriedade. Mostrou a classificação das pastagens quanto às exigências nutricionais salientando que o correto manejo das pastagens é fundamental para garantir uma produtividade sustentável.

Anderson Pizzato, engenheiro florestal, abordou o tema Sistemas Silvipastoris, uma combinação de árvores, pastagem e gado numa mesma área que quando manejados de forma integrada incrementam a produtividade.

Após o almoço houve uma palestra com o médico veterinário Flavio Farias. Ele falou sobre sanidade animal, abordando aspectos da saúde animal numa visão ampliada, envolvendo questões relacionadas a enfermidades dos animais, saúde pública e controle dos riscos em toda a cadeia alimentar.

O dia de campo também possibilitou a integração entre os produtores das várias comunidades do município.

Fonte: Jornal de Beltrão

 



Veja também

06/01/2016 
Governo fará mudanças no calendário de vacinação
04/12/2015 
Ampére sedia Festival Intermunicipal
03/12/2015 
Atletas do Projovem Participam de Campeonato de Taekwondo
03/12/2015 
Abertura do Natal Iluminado
02/12/2015 
Ampére inaugura Unidade Básica de Saúde Angelina Scariot
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Ampére
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br