Clevelândia - Sudoeste do Paraná     
 

Bom Sucesso do Sul   |  Levantamento   |   terça-feira, 25 de novembro de 2014

Duas escolas podem ser fechadas na microrregião de Pato Branco

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Pato Branco recebeu da Secretaria Estadual de Educação (Seed), uma solicitação para a realização de um levantamento técnico, sobre a realidade de duas escolas presentes na microrregião de Pato Branco. Uma delas é a Escola Estadual do Campo Colônia Paraíso, em Bom Sucesso do Sul e a outra é a Escola Estadual do Campo Gleci Regina Zanchett, de Clevelândia.

Conforme a chefe do NRE de Pato Branco, Ana Seres Trento Comin, este diagnóstico servirá para a Seed e o Conselho Estadual de Educação analisarem a situação das duas instituições e decidir se elas serão fechadas ou mantidas na microrregião.

Ana Seres explicou que não cabe ao Núcleo à decisão por fechar ou manter as escolas abertas. O que o NRE está fazendo é o que consta na lei federal sobre a extinção das escolas do campo, que solicita a realização de um levantamento geral dos últimos cinco ou seis anos da escola, informando o número de alunos que frequentaram a instituição, a qualidade do ensino e o que pensa a comunidade sobre o fechamento da escola.


Bom Sucesso do Sul

Ela informou que nesta semana, a equipe do NRE reuniu-se com a comunidade de Alto Paraíso, em Bom Sucesso do Sul, onde esta localizada a escola do Campo Colônia Paraíso, e apresentou todos os números levantados para o relatório. No entanto, os moradores demonstraram não concordar com o fechamento da escola.

No entanto, a chefe do NRE relatou que quando foi feito o planejamento no meio do ano pela Escola Estadual do Campo Colônia Paraíso, os dados apontaram que apenas 22 alunos estudariam na escola em 2015. Um número considerado baixo, para uma escola que deveria ofertar turmas do 6º ao 9º ano e foi por isso que a Seed solicitou este estudo, para saber o porquê de só 22 alunos para o próximo ano e só duas turmas, um 7º e um 8º ano. Além do baixo número de aluno, outro empecilho é que o prédio onde a escola hoje funciona pertence ao município, que também não está mais ofertando turmas na rede municipal de ensino no local.


Clevelândia

Quanto à escola de Clevelândia, Ana Seres comentou que a situação é praticamente a mesma, poucos alunos e a divisão do espaço com uma escola do município e por isso a Seed solicitou o relatório. Neste caso, ela informou que se a Escola Gleci Regina Zanchett for fechada, os cerca de 32 alunos serão remanejados para a Escola Estadual do Campo Orestes Tonet.

Ela comentou que enquanto não vier o parecer da Seed e do Conselho sobre o que será feito com as duas escolas. O NRE deixará reservadas as matrículas, na intenção de não prejudicar nenhum aluno. “Nós já orientamos os pais, para enquanto não vier o parecer, que deixem seus filhos matriculados. Em dezembro nós também teremos a distribuição de aulas e faremos, se for o caso, mas por enquanto estamos aguardando”, relatou.

Ela também comentou que é difícil para o NRE dizer ou avaliar se as escolas serão realmente fechadas. Ela disse que a avaliação é somente por conta da Seed e do Conselho e que por enquanto é preciso aguardar. “Oficialmente não tem nada quanto ao fechamento, só tem um estudo que nos foi solicitado e diante desse estudo, que passará pela Secretaria, depois pelo Conselho Estadual de Educação é que virá a resposta definitiva se permanece como está ou não”, destacou Ana Seres.

Fonte: Diário do Sudoeste

 



Veja também

23/12/2015 
Programação da Expo Clevelândia vai de 24 a 27 de Dezembro no CTG Vaqueanos da Querência
02/12/2015 
De olho no clima, Expedição Safra faz sondagem na Região Sul
19/11/2015 
Comissão Estadual realizará visita às futuras instalações da Faculdade Municipal de Clevelândia
11/11/2015 
Municípios paranaenses receberão 13 por cento mais pelo ICMS Ecológico
11/11/2014 
Municípios paranaenses receberão 13 por cento mais pelo ICMS Ecológico
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Clevelândia
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br