A polícia Militar de Coronel Vivida está desenvolvendo atividades junto a alunos da Escola Tiradentes, no bairro São José Operário, com foco nas comemorações do dia 7 de Setembro. Vinte alunos escolhidos pela diretora e pedagoga da escola formaram um pelotão e estão aprendendo a marchar para participarem dos desfiles alusivos à Independência do Brasil. Segundo a organização da escola os alunos escolhidos foram todos voluntários.
Os policiais-militares estão dando instrução de Ordem Unida, começando com movimentos básicos e com o passar das aulas algumas evoluções para que o pelotão dos alunos possa desfilar e ser o grande destaque das comemorações. Além da marcha para o desfile, as instruções com os PMs fortalecem a disciplina, a camaradagem, o senso de grupo e o respeito. Além de fortalecer o espírito cívico e patriótico, o principal ganho com essa atividade é a aproximação da Polícia Militar com alunos, professores e pais.
A movimentação diferente na escola já chama a atenção de professores e dos demais alunos. Segundo a Professora Ariadi, pedagoga da escola, já tem outros alunos pedindo para participar das aulas. Neste primeiro momento as atividades se restringem ao grupo já formado, se a experiência render bons frutos, outras ações junto aos alunos da escola podem ser desencadeadas.
“Tivemos apenas duas aulas, mas já conseguimos bons resultados. Os alunos foram bem receptivos e estão bastante animados e participativos. Queremos que a escola seja destaque nas comemorações e que o desfile dos alunos seja exemplo para outras escolas e entidades. Mas o mais importante é a integração que estamos conseguindo com alunos e professores. É de suma importância que os alunos vejam o policial-militar como um amigo, e que os professores e diretores das escolas nos vejam como um parceiro. A interação entre Polícia Militar e comunidade é vital para o fortalecimento da segurança pública e da sociedade”, disse o Aspirante a Oficial PM Jonck, que juntamente com o 3º Sgt. Rondineli, Comandante do Pelotão ROTAM, desenvolvem a atividade na escola.
|