Enéas Marques - Sudoeste do Paraná     
 

Enéas Marques   |  Festa do Leitão   |   terça-feira, 17 de novembro de 2015

Domingo aconteceu a 15ª Festa do Leitão, o maior evento gastronômico do município

Domingo, dia 15, O Clube de Campo Águas do Jaracatiá, de Enéas Marques, recebeu gente de toda a região para a 15ª edição da tradicional Festa do Leitão, que assou neste ano 105 leitões para a degustação dos visitantes, distribuídos em 103 mesas de 25 pessoas cada.

Apesar da chuva da véspera e do clima fechado no domingo, a organização garante que o evento foi um sucesso. "O tempo deu um susto em nós, mas a chuva de ontem (sábado) ficou por aquilo mesmo. Agora estamos aqui, todos à vontade para fazer uma grande festa", afirmou Miguel Ferreira, coordenador geral e presidente da Associação Municipal de Suinocultores.

E o prefeito de Enéas, Maikon Parzianello (PSDB), acrescentou: "Nossa festa foi, mais uma vez, sucesso de público, todos os leitões foram comercializados, então é sinal que estamos no caminho certo, da forma que o povo gosta de ser atendido".

Além disso, o tempo permitiu que as 103 mesas vendidas pudessem ser instaladas na área verde do clube de campo, um espaço de gramado, com muitas árvores e sombra, que a organização garante que - junto com o leitão assado - é o principal diferencial da festa.

O evento é organizado todo ano por uma parceria entre a Associação Comercial e Empresarial (Aciem), Clube de Campo Águas do Jaracatiá e Associação Municipal dos Suinocultores. A festa ainda tem apoio da Prefeitura de Enéas Marques e da população do município.

O prefeito disse também que gostaria de "parabenizar todos os envolvidos na organização dessa que é a maior festa gastronômica do nosso município".

Festa celebra a suinocultura

Segundo Miguel Ferreira, a Festa do Leitão é uma tradição de 15 anos voltada a celebrar a produção de suínos no município, que tem a sua história baseada na atividade. Ainda hoje a suinocultura tem grande importância para a economia local, apesar de o número de criadores ter diminuído.

O coordenador ainda afirmou que a Associação dos Suinocultores se coloca como "a grande propulsora da festa" e comemora um momento de crescimento no setor. "O suinocultor é manobrista, equilibrista, é de tudo. Nós vivemos num meio muito instável, mas hoje passamos por várias intempéries e a suinocultura está organizada, trabalhando e crescendo no município e na região", comentou.

Fonte: Jornal de Beltrão

 



Veja também

29/02/2016 
Prefeitura de Enéas Marques investe em sinalização e obras na avenida
02/02/2016 
II Festival Municipal da Canção é encerrado em Enéas Marques
29/12/2015 
Enéas Marques investe em três novos veículos para o Departamento de Saúde
18/12/2015 
Comemoração marcou o encerramento das atividades do PAIF
15/12/2015 
Escolas municipais recebem visita do Papai Noel
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Enéas Marques
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br