Francisco Beltrão - Sudoeste do Paraná     
 

Francisco Beltrão   |  Projeto   |   segunda-feira, 21 de março de 2016

Sebrae e Cresol firmam parceria sobre energias renováveis em propriedades rurais do sudoeste

Na tarde desta terça-feira, dia 15, o Sebrae Nacional, por intermédio do Sebrae/PR, e a Central Cresol Baser assinaram convênio de parceria para promover o uso de energias renováveis em propriedades rurais do sudoeste paranaense. A solenidade aconteceu no Sebrae de Francisco Beltrão e foi seguida por uma palestra sobre o processo de utilização de biogás como energia alternativa. O palestrante foi Valdomiro Kreush Jr, contratado pelo Sebrae/PR para dar consultoria no tema. Aproximadamente 40 pessoas assistiram à apresentação.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Cesar Colini, trata-se de um projeto de aglomerações produtivas com base em energias alternativas, com recursos do Sebrae Nacional e contrapartida da Cresol. “Vamos desenvolver, em parceria com a Cresol, um mapeamento das oportunidades de energias alternativas, tanto do ponto de vista de negócios quanto do ponto de vista de redução de custos na produção”, explica Cesar.

O consultor relata que, com base em diálogo com a Cresol, estabeleceu-se a meta de mapear 180 propriedades na região sudoeste. “A intenção é chegar até eles por meio de uma pesquisa que vai levantar a estrutura das propriedades, identificar o que é produzido e se há algum tipo de substrato que possa gerar energia de biomassa”, diz Colini. A pesquisa poderá verificar também o potencial para exploração de outras formas de energias alternativas, como a solar, com a intenção de reduzir o impacto do custo da energia no processo produtivo.

Para Gerson Preilipper, responsável técnico da Central Cresol Baser, o projeto com o Sebrae/PR poderá beneficiar muitos agricultores familiares da região. “Nos últimos anos, 60% dos recursos para investimento na Cresol foram para a área de produção de leite. São muitos produtores, e muitos rebanhos. Os animais acabam produzindo dejetos que não são aproveitados”, detalha. Preilipper destaca ainda que o aproveitamento do esterco e outros materiais orgânicos também contribuirá para a preservação do ambiente. “O pensamento é evitar a contaminação da água, principalmente de nascentes e rios”, comenta o técnico.

A previsão é que os resultados da pesquisa sejam divulgados no próximo mês de junho. “Os dados obtidos serão divulgados à Cresol em plataforma digital, com estudo georreferenciado das oportunidades de energia e também em relatório impresso”, completa o consultor do Sebrae/PR, Cesar Colini. A partir daí, os produtores mapeados no estudo poderão solicitar financiamentos para implantação do sistema de energia alternativa, que pode ser por biodigestor ou energia solar por placas fotovoltaicas, conforme o potencial identificado.

“A Cresol tem acesso a recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Com isso, conseguimos fazer o Pronaf Agroecologia, que demanda um responsável técnico para assinar os projetos. Com a consultoria contratada pelo Sebrae/PR, será possível assinar os projetos e, assim, oferecer taxas de juros ainda mais baixas nos financiamentos aos produtores”, finaliza Preilipper.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 



Veja também

15/12/2016 
Oportunidade de Emprego
22/04/2016 
Maratona de programação apresenta soluções para o varejo
22/04/2016 
Estudantes da Engenharia Química visitam Embrapa em Concórdia
22/04/2016 
Especialistas apresentam alternativas para a indústria do vestuário na região sudoeste
22/04/2016 
Participantes do Clube da Bezerra visitam câmpus
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Francisco Beltrão
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3055-5420


comercial@sudoesteonline.com.br