Manfrinópolis - Sudoeste do Paraná     
 

Manfrinópolis   |  PROERD   |   quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Proerd forma 81 crianças em Manfrinópolis

Na manhã de terça-feira, dia 10, o pavilhão da igreja católica de Manfrinópolis recebeu crianças, pais, policiais e autoridades para a formatura de 2015 das turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Neste ano, o programa formou 81 crianças de Manfrinópolis. O evento foi animado e presidido de maneira dinâmica pelos próprios policiais militares do projeto. A solenidade contou com músicas, entregas de brindes, declarações dos envolvidos e o juramento declamado pelos alunos.

O 1º sargento Leandro Metzler, comandante do Batalhão de Patrulha Escolar e que atua no Proerd, participou do evento e destacou a importância dessa atenção para as crianças. "Quando você começa a prevenir desde cedo, começa a plantar essa semente no coração da criança, essa semente vira uma árvore e dá frutos, e a criança acaba se desviando das drogas licitas e ilícitas."

O prefeito Cláudio Gubertt (PP) reforçou: "Essa é uma maneira que a polícia vai ao encontro da comunidade, demonstrando um carinho em um trabalho educativo, um trabalho muito sério, para a cidade crescer com segurança".
E o carinho que o prefeito mencionou ficou evidente durante o evento. As crianças que se formaram na terça-feira demonstraram, acima de tudo, um amor muito grande pelos policiais Volnei Schossler e Tatiane Wajand, os instrutores que trabalharam o combate às drogas e à violência com eles durante o ano de 2015.

Novidade na pré-escola

Neste ano, o Proerd levou uma novidade para Manfrinópolis. Além das aulas para as turmas de 5º ano - que é o principal público-alvo do programa -, as turmas de pré-escola do município também tiveram formação no combate às drogas e à violência.

Segundo o 1º sargento Leandro, esse projeto de expandir o atendimento do Proerd para além das turmas de 5º ano já existe há cinco anos, mas esta é a primeira vez que a formação das pré-escolas acontece em Manfrinópolis.

Turmas de outros municípios da região também realizaram formações para turmas de pré-escola, como é o caso de Salgado Filho, Bom Jesus do Sul, Pinhal de São Bento e Barracão. "E só não atendemos mais cidades por conta da falta de efetivo não só no Proerd, mas também na própria Patrulha Escolar", disse o sargento.

Segundo ele, o Proerd também tem o projeto de realizar reforço com turmas de 7º ano, "mas acabamos não fazendo isso também pela falta de efetivo, pela falta de material humano para trabalhar com essas pessoas".

No entanto, Leandro prevê que a situação pode melhorar em breve. "Temos recebido um grande apoio do comandante do 21º Batalhão, o coronel Samir (Wassouf). Ele tem colocado à nossa disposição alguns policiais, apesar dele também sofrer com a falta de efetivo. Temos previsão para o ano que vem de mais cerca de 150 policiais na nossa região, sendo que, com certeza, alguns desses vão trabalhar conosco na Patrulha Escolar e no Proerd", adiantou.

Com isso, mais municípios devem formar turmas de Proerd nas pré-escolas e deve ser possível realizar o reforço de 7º ano.

Fonte: Jornal de Beltrão

 



Veja também

28/12/2015 
A reconstrução de Manfrinópolis depois do desastre do dia 9
14/12/2015 
Empresas recolhem donativos para Manfrinópolis
10/12/2015 
Jantar comemora 37 anos do Colégio São Cristóvão
10/12/2015 
Temporal deixa um morto e 100 pessoas desabrigadas em Manfrinópolis
04/09/2015 
Em recurso, Manfrinópolis tem contas de 2008 aprovadas com ressalva
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Manfrinópolis
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br