Mangueirinha - Sudoeste do Paraná     
 

Francisco Beltrão   |  Flisol   |   sexta-feira, 22 de abril de 2016

UTFPR coloca Francisco Beltrão no mapa de eventos de tecnologia e softwares livres

No mês de abril o câmpus Francisco Beltrão da UTFPR foi palco de dois importantes eventos na área tecnológica: a 12ª edição do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (Flisol), no dia 16 de abril e o Arduino Day, no dia dois. Os eventos colocaram a universidade e o município no mapa deste tipo de eventos no mundo.

De acordo com o professor do curso de Licenciatura em Informática, Wellton Costa, o intuito é mostrar para a comunidade as opções de software livre e as ferramentas do Arduino, bem como mostrar aos calouros do curso um universo que fará parte da vida deles. “O movimento é muito importante, por conta da pirataria. Geralmente quando as pessoas tem alguma experiência com software livre elas são ‘empurradas’ para isso, e queremos que elas tenham uma experiência agradável”, afirmou Costa.

Arduino Day

No dia dois de abril houve a instalação de sistemas operacionais livres e uma palestra com a relação entre debian e arduino. Após a palestra houve oficina, onde os participantes foram divididos entre conhecimento básico e avançado para um maior aproveitamento. O arduino é um conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas na criação de aparelhos eletrônicos. Os circuitos podem receber diversos tipos de sinais e interagir com outros aparelhos. Um exemplo é o controle de luzes e motores.

Flisol

O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (Flisol) aconteceu pelo quarto ano consecutivo em Francisco Beltrão. Neste ano o professor Wellton Costa foi um dos coordenadores gerais a nível nacional do evento.

Durante a manhã o professor palestrou sobre “Software 100% livre no Smartphone, Libreboot e Linux-Libre no Desktop. Logo após o alunos da Licenciatura, Marcos Marcolin, que é CEO e fundados da Agência Muster, falou com os participantes sobre o tema “ Dá para ganhar dinheiro com Software Livre?”. Encerrando as atividades matutinas Alex Porto dos Santos ministrou palestra sobre configurações de servidores com software livre.

À tarde, houve oficinas sobre programação, Arduino, Debian, LibreOffice, edição de imagens, áudio e vídeo com Gimp, Audacity e Openshot. Para encerrar o evento houve um campeonato de Frets Onfire, que é a versão livre do Guitar Hero. O vencedor ganhou a guitarra.

O evento normalmente acontece no último sábado de abril, no entanto, devido ao feriado prolongado, a comissão organizadora no país resolveu antecipar o festival.

Fonte: Assessoria de Imprensa UTFPR

 



Veja também

02/12/2015 
Prefeito decreta redução de gastos em órgãos municipais em Mangueirinha
23/10/2015 
Bebê nasce em Reserva Indígena e Samu atende em parceria com equipe de saúde
25/08/2015 
Quase pronto novo conjunto habitacional em Mangueirinha
18/08/2015 
Mangueirinha será o 4º município do sudoeste que mais vai receber ICMS em 2016
22/05/2015 
ACIMAN realiza reunião com os associados
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Mangueirinha
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br