Palmas - Sudoeste do Paraná     
 

Pato Branco   |  Vacinação   |   sexta-feira, 22 de abril de 2016

Vacinação contra a gripe inicia dia 25 de abril

De 25 de abril a 20 de maio, acontecerá a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), realizada pelo Ministério da Saúde. Em Pato Branco, as ações são desenvolvidas pela Prefeitura e pela 7ª Regional de Saúde e têm como público-alvo 19.754 pessoas. A vacinação será ofertada em todas as unidades de saúde dos bairros e no Centro, com cronograma alternado no interior.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Antonieta Chioquetta, a meta do Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 80% de cada grupo prioritário. “Desenvolvemos um cronograma diversificado para melhor atender a população, inclusive intensificaremos as ações no dia 30 de abril, um sábado, que será o Dia D da campanha. Ressaltamos a importância da imunização já nos primeiros dias do cronograma, para que as pessoas estejam protegidas antes da chegada do frio intenso”, destaca.

O público-alvo da campanha é composto por idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes em qualquer período da gestação; puérperas com até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde (rede pública e privada); e povos indígenas.

Também são priorizadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, definidas pelo Ministério da Saúde, tais como: doenças respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas, hepáticas crônicas, diabetes, obesidade mórbida, transplantados, entre outros. Contudo, para esses casos, há a necessidade de apresentação de prescrição médica para aplicação da vacina.

Atendimento

De segunda a sexta-feira, a vacinação estará disponível na unidade central, das 08h às 11h e das 13h às 17h. Nas unidades dos bairros, a população deve procurar os serviços das 08h30 às 11h15 e das 13h30 às 16h30. No interior, a vacinação ocorrerá nas unidades de: Sede Gavião, Sede Dom Carlos e Fazenda da Barra, de segunda a sexta-feira, manhã e tarde; Independência, nas terças-feiras, à tarde; Passo da Ilha, nas sextas-feiras, à tarde; São Miguel Cachoeirinha, nos dias 4 e 18 de maio, à tarde.

Além disso, haverá atendimento diferenciado para pessoas acamadas que necessitem da imunização. “Realizamos o procedimento em domicílio, em que é necessário que alguém da família entre em contato com a unidade de saúde mais próxima para fazer a solicitação”, explica a secretária.

É importante que, no momento de vacinação, seja apresentada a carteira de vacinação de quem estiver sendo imunizado.

Dia D

O Dia D da campanha será no sábado, dia 30, quando a vacinação ocorrerá em todas as unidades de saúde dos bairros, na comunidade de São Roque do Chopim e na praça Presidente Vargas, das 08h às 17h. “É importante que a população participe deste momento, pois as unidades de saúde estarão abertas exclusivamente para a vacinação contra a gripe, além das ações nos demais pontos estratégicos”, reforça a secretária Antonieta.

A gripe

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Thaís Dalmolin, explica que a vacinação visa imunizar contra a gripe que pode ser causada pelos vírus influenza A e B. Ela também alerta sobre a transmissão. “A transmissão da gripe ocorre principalmente através de contato com partículas eliminadas através das vias respiratórias, tosse, espirro e em ambientes fechados. A complicação da gripe que mais frequentemente leva à hospitalização e, inclusive, à morte, é a pneumonia, especialmente em idosos, crianças pequenas e imunodeprimidos”, esclarece.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo 3902-1265 ou pelo 3902-1266.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 



Veja também

12/04/2016 
Demorou: Caminhão despenca de ponte no interior de Palmas
29/02/2016 
Mobilização de prevenção a doenças vistoriou mais de duas mil casas em Palmas
22/02/2016 
Assistência Técnica nos assentamentos da região devem iniciar em Abril
19/02/2016 
Empresários de Palmas, sudoeste do Paraná, terão curso sobre compras governamentais
10/02/2016 
Caminhoneiros cogitam nova paralisação em todo o Brasil
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Palmas
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br