Pato Branco - Sudoeste do Paraná     
 

Pato Branco   |  Empreende FADEP   |   sexta-feira, 18 de março de 2016

Faculdade entrega certificados aos participantes do Empreende Fadep 2015

Como forma de incentivar o empreendedorismo, a Faculdade de Pato Branco (FADEP), em 2015, promoveu o Empreende Fadep, a Feira de Empreendedorismo da instituição. Agora, como forma de reconhecer o trabalho dos acadêmicos, a instituição realizou a entrega de certificados aos participantes.

Ao todo, foram entregues 110 certificados aos alunos que estiveram envolvidos com a Feira. São alunos de seis cursos distintos da instituição, que contou também com a participação de 20 docentes da Faculdade.

No evento de entrega, receberam destaque especial os 10 melhores projetos que foram selecionados por uma comissão composta por consultores do Sebrae, empresários e professores.

O coordenador da Empresa Junior da Fadep (FAEJ), professor Ronaldo Bieber, explica que os projetos foram avaliados, entre outros quesitos, pelo grau de profundidade.

“Dessa forma, identificamos boas ideias durante a Feira, mas que ainda requerem um aprofundamento maior nas questões mercadológicas ou de negócios”, destacou Ronaldo.

Os projetos e acadêmicos selecionados passarão por algumas etapas que vão contribuir para o aprimoramento das ideias. “Os treinamentos já estão sendo providenciados porque queremos garantir que esses alunos tenham condições de aprimorar seus protótipos a tempo da próxima edição da feira, que acontece esse ano”, revela o professor.

Durante o evento, foi anunciado também que os 10 projetos selecionados farão parte da Incubadora Municipal. “A partir de agora, os projetos selecionados no Empreende Fadep que forem considerados viáveis terão incluídos seus protótipos junto à incubadora do município, de acordo com os editais que serão lançados em breve”, informou Ronaldo.

É importante salientar, também, que para viabilizar estes e outros projetos que virão, a Fadep criou o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação. “Este núcleo tem como objetivo principal proporcionar um ambiente para apoio e gestão de ideias e projetos desenvolvidos por docentes e acadêmicos, por isso, ele torna-se fundamental para dar sequência aos projetos iniciados em sala de aula e posteriormente apresentados no Empreende Fadep”, explica a diretora acadêmica da Fadep, professora Ornella Bertuol.

A Fadep realiza anualmente várias ações que tratam de empreendedorismo e inovação. Além da Empreende Fadep, no mês de junho deste ano, os alunos poderão apresentar e expor os seus trabalhos no FADEP Scientia, evento de iniciação científica, institucionalizado desde 2012.

Empreende 2016

De acordo com Ronaldo, este ano a Empreende Fadep deverá ter novidades. A equipe de organização do evento já está definida e novas ideias para tornar a feira ainda mais abrangente, já estão sendo discutidas.

“Percebemos que os alunos ficaram muito motivados com as novidades apresentadas em 2015, por isso não podemos desacelerar. Ao final da Feira em 2015 ouvimos muitas propostas de como melhorá-la. Agora estamos analisando as melhores”, conta.

Avaliação dos trabalhos em 2015

“Avalio que 20% dos projetos estão prontos para serem incubados e outros 40% são excelentes ideias, mas que ainda precisam ser lapidadas para se tornarem comercialmente viáveis”, acrescentou o professor.

Segundo Ronaldo, “esses resultados são muito significantes e carregam consigo uma vitoriosa aposta que a Fadep, ainda em 2013, fez na educação empreendedora”.

Projetos

Durante a Empreende Fadep 2015, mais de 30 trabalhos foram apresentados. Um deles, do grupo do acadêmico Maicon Narciso, consistiu na concepção de uma cadeira ortopédica, mas com alguns diferenciais.

“O grande diferencial do produto é que, quando o usuário estiver em uma posição incorreta para sua saúde, a mesma emite sinais vibratórios e sonoros para alertá-lo”, conta Maicon.

O acadêmico conta que o projeto foi desenvolvido a partir de diversos aspectos, como o plano de marketing, o desenvolvimento do produto, o mercado alvo, o preço, levantando todas as variáveis para verificar a aceitabilidade do produto.

“Com a Empreende Fadep tivemos um local para expor todos os nossos esforços. Foi muito gratificante ser reconhecido pelo projeto”, finalizou o acadêmico.

Empreender é o futuro

“Empreender com certeza é o caminho para o futuro. Quem possui pensamentos e ações empreendedoras, está um passo à frente, pois tem condições de fazer a diferença no futuro”, afirmou o professor Nelito Antonio Zanmaria, que esteve no evento representando o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra.

Empreender como diferencial educacional

Para o consulto da Fadep para projetos de Educação Empreendedora e diretor geral do IDETEP (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná), Elizandro Ferreira, o incentivo ao empreendedorismo no meio acadêmico é uma vertente muito forte para a inovação.

“A iniciativa da Fadep na implantação de um Núcleo de Empreendedorismo e Inovação reafirma seu protagonismo como instituição educacional e faz dela a primeira faculdade privada no sudoeste a aderir ao ecossistema de inovação do Sudoeste do Paraná, que vem sendo trabalhado pelo Sebrae e o IDETEP desde 2012”.

Fonte: JOB Comunicação Integrada

 



Veja também

22/04/2016 
Escola Pato Branco Digital atende jovens e adultos
22/04/2016 
Município autoriza construção da área de convivência e de lazer no bairro Planalto
22/04/2016 
Vacinação contra a gripe inicia dia 25 de abril
22/04/2016 
Prefeitura de Pato Branco incentiva coral italiano
19/04/2016 
Alunos soldados participam de campanha de doação de sangue e medula óssea em Pato Branco
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Pato Branco
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br