Como forma de debater as habilidades terapêuticas e a abordagem cognitiva comportamental, histórico, seus principais conceitos e fundamentos, o curso de Psicologia da Faculdade de Pato Branco (FADEP) promoveu mais um curso de extensão na área.
Com a presença do Dr. Denis Roberto Zamignani, a Faculdade fomentou o curso de extensão “Clínica Comportamental: Habilidades Terapêuticas”, ministrado para acadêmicos e profissionais da área de psicologia.
“Esse é um curso sobre habilidades terapêuticas, ou seja, sobre comportamentos do terapeuta que acontecem durante a intervenção terapêutica e que vão compor as diferentes técnicas de intervenção”, explicou o Dr. Denis.
Intervenção - De acordo com Denis, a aprendizagem dessas habilidades é importante porque, seja qual fora a abordagem do terapeuta, ele precisa saber integrar comportamentos verbais e não verbais para ter uma intervenção efetiva.
“Uma intervenção efetiva não é somente saber um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas, mas saber cuidar de cada aspecto dessa interação que é multidimensional para assim chegar a um resultado melhor”, afirmou.
Melhor resultado - Para chegar no melhor resultado, de acordo com Denis, não basta apenas técnica. É preciso o terapeuta cuidar de cada momento da interação. “Observar o tom de voz, o olhar, a velocidade da fala, a entonação, a expressão facial, até o conteúdo da fala. Tudo isso é fundamental para que o processo seja mais efetivo”.
Relevância - A professora do curso de Psicologia, Alessandra Gressana Vivan, destacou a importância do curso para os profissionais e estudantes. “Ele (o curso) amplia o repertório do profissional, dando um panorama das práticas exercidas e o que ele tem feito para a melhora do paciente. Para os ausentes de repertórios, dá uma dimensão de quanto elas (técnicas e habilidades) são importantes para aprimorar e melhorar os resultados esperados pelo paciente”.
|