Pérola d`Oeste - Sudoeste do Paraná     
 

Pérola d´Oeste   |  Política   |   sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Pesquisas influenciam as doações e os apoios

Depois de um mês do período eleitoral sem divulgação de pesquisa ampla para medir intenções de voto ao governo do Paraná, os institutos já divulgaram sete pesquisas em 40 dias. Outras duas sondagens estão programadas para esta semana - dos institutos Radar e Veritá. Os candidatos que aparecem atrás costumam questionar a legitimidade da pesquisa. Outra postura é ignorar os resultados.

Para os especialistas, as pesquisas têm sim sua influência, mas não tanto na decisão do voto em si, e sim na nas doações e apoios políticos que são diretamente afetados pelo resultado das sondagens. O eleitor em si, considera a pesquisa eleitoral apenas um dos fatores de influência no voto final, avaliam.

Uma das funções do marketing político é descobrir quais fatores influenciam a decisão do voto e para isso os profissionais se baseiam, em boa parte, nos resultados das pesquisas eleitorais para medir a eficácia das campanhas. Além de método, a pesquisa pode influenciar diretamente no voto do eleitor quando altera o comportamento das campanhas.

Segundo o professor de Ciência Política da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mário Sérgio Lepre, as pesquisas mostram os candidatos que já consolidaram seus nomes ao logo de determinado tempo antes das eleições e, eventualmente, aparecem novos nomes que podem alterar a tendência dos gráficos eleitorais. “A pesquisa dá ao marqueteiro as informações que determinam a campanha. A pesquisa é muito importante e pode mudar tudo”, comenta.

Diretamente, o professor ressalta que também é possível mudar o voto do eleitor. “É uma variável que o eleitor pode utilizar para o ‘voto útil’, por exemplo, mas é difícil isolar porque são várias – só que a lógica é racional, o eleitor vota em quem tem chance”, explica.

Fonte: Bem Paraná

 



Veja também

29/02/2016 
Câmara de Vereadores apresenta planos para 2016
18/12/2015 
O ábaco na sala de aula
03/12/2015 
Pré-escola trabalha alimentação saudável
02/12/2015 
Natal Encantado do Paraná visita 40 cidades do estado levando teatro e alegria
04/09/2015 
Vasco comemora conquista municipal
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Pérola d`Oeste
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br