Pinhal de São Bento - Sudoeste do Paraná     
 
Conheça melhor o município de Pinhal de São Bento

 

Aspectos Gerais

 

Gentílico: pinhalense
Data de Fundação: 10/11/1992

Área: 96,855 km²
População: 0 habitantes
Altitude Média: 480 m
Clima: subtropical

 

História

 

Liderada por João Rute, um curandeiro que dirigia o destino de mais de setenta famílias, agrupadas em torno de um ideal religioso, denominavam Pinhal dos Rutes. Uma curiosidade entre os seguidores de João Rute, era o culto a um enorme pinheiro, cujos galhos formavam uma cruz, e outro era a proibição de criarem ou comerem animais que tivessem o casco partido. Marciano de Sá, responsável pela distribuição de terras na região de Pinhal de São Bento e Algemiro Mota (pioneiro), não gostavam do comportamento dos Rutes, e entraram em conflito aberto com a comunidade religiosa. Em 1954, em caravana, os seguidores de Rute levaram seus pertences em bruacas e cargueiros, o líder Jão Rute deixou um recado - não toquem no pinheiro, não o derrubem, pois quem fizer isto está amaldiçoado, assim como sua família -, blasfemando que o lugar não iria se desenvolver caso a árvore fosse abaixo.
O pinheiro foi derrubado por Algemiro Geittenes, assim que o último dos Rutes deixou a localidade. Depois que a árvore foi derrubada o medo tomou conta da família Geittenes, então foram embora para o interior de Salgado Filho. Coincidência ou não, não demorou muito e Algemiro Geittenes foi morto em uma briga de festa, por causa de sua filha, e alguns moradores da localidade afirmam que se cumpriu parte da profecia.
Em 1958 chegaram a localidade nomes importantes para história como Primo Savoldi, Constantino Jeleznhk pioneiros vindos do sul, que aqui construiram escola, moinhos, serrarias, armazéns e outros comércios que a pequena população necessitava.
No final da década de noventa formou-se uma Comissão de Emancipação que objetivava e desmembramento do núcleo, sendo presidida pelo então vereador Paulo Fiorese, que é professor na localidade. Pela Lei Estadual n.º 9.278, de 29 de maio de 1990, sancionada pelo governador Álvaro Fernandes Dias, foi criado o município de Pinhal de São Bento, com território desmebrado do município de Santo Antonio do Sudoeste. A instalação oficial ocorreu em 1 de Janeiro de 1993. O primeiro prefeito do município foi Waldomiro Ermecindo Barbieri (1993 a 1996) na sequência, foi eleito seu sucessor Olair Natal Nicoletti (1997 a 2000) e (2001 a 2004) e atualmente Jaime Ernesto Carniel (2005 a 2008).
O padroeiro da cidade é São Roque, comemorado em 16 de agosto.
(Fonte: livro - O Paraná e seus Municípios.)

 

Indicadores

 

 

Símbolos e Hino

 

 

Fotos do Município

  Fotos Antigas

Fotos Atuais

 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Pinhal de São Bento
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br