Pranchita - Sudoeste do Paraná     
 

Pranchita   |  Crédito   |   terça-feira, 21 de outubro de 2014

Demanda das empresas por crédito aumenta 20 por cento

Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve elevação de 6,6% na busca empresarial por crédito em setembro/14 em relação ao mês imediatamente anterior (agosto/14). Na comparação com setembro do ano passado, a demanda das empresas por crédito exibiu alta de 19,1%. Já no período acumulado de janeiro a setembro de 2014, a procura das empresas por crédito expandiu-se em 4,3% frente o mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a maior quantidade de dias úteis em setembro deste ano (o feriado do dia 7 caiu num domingo), a sazonalidade mais forte devido à necessidade de formação de estoques para o Dia das Crianças e as medidas de estímulo ao crédito anunciadas pelo Banco Central ao final de agosto, impactaram positivamente a demanda das empresas por crédito em setembro/14.

Análise por porte

O crescimento mensal da demanda empresarial por crédito em setembro/14 foi concentrado nas micro e pequenas empresas, cuja expansão foi de 7,1% frente ao mês imediatamente anterior (agosto/14). Já nas médias empresas a busca por crédito ficou estagnada em setembro/14 ao passo que nas grandes empresas ocorreu retração de 0,3% perante agosto/14.

No acumulado de janeiro a setembro de 2014, as grandes empresas lideraram a alta da demanda empresarial por crédito com expansão de 7,3% frente o mesmo período do ano passado. Nas micro e pequenas empresas o crescimento neste mesmo período foi de 4,7% ao passo que nas médias empresas houve recuo de 3,1% na procura por crédito no acumulado de janeiro a setembro de 2014.

Análise por setor

O maior crescimento da demanda das empresas por crédito em setembro/14 ocorreu nas empresas do setor comercial com alta de 8,0% frente a agosto/14. Na indústria o crescimento foi mais moderado, de 5,2%, em setembro/14 na comparação com o mês anterior, ao passo que a alta da demanda das empresas de serviços por crédito foi de 5,4% em setembro/14.

No período de janeiro a setembro de 2014, a expansão da demanda empresarial por crédito ocorreu mais intensamente no setor de serviços, com alta de 6,6% frente aos primeiros nove meses de 2013. Na Indústria, busca por crédito evoluiu 6,5% no período de janeiro a setembro de 2014. Por fim, no setor comercial, a alta da demanda por crédito foi de 1,7% no período acumulado de janeiro a setembro deste ano.

Análise por região

A demanda empresarial por crédito em setembro/14 avançou mais intensamente nas regiões Sul e Sudeste, com altas de 9,9% e de 6,9% frente ao mês de agosto/14. No Norte o avanço foi de 4,8%, ligeiramente superior aos 4,5% verificados no Centro-Oeste. Por fim, no Nordeste, a demanda das empresas por crédito cresceu 3,6% em setembro/14 perante agosto/14.

De janeiro a setembro de 2014, as regiões Norte e Centro-Oeste estão exibindo os maiores avanços em termos da demanda empresarial por crédito, com altas de 9,1% e de 8,9%, respectivamente, frente ao mesmo período do ano passado. No Nordeste o avanço no acumulado destes nove primeiro meses de 2014 foi de 6,4% frente ao período acumulado de janeiro a setembro de 2013. Por fim, nas regiões Sul e Sudeste as altas foram bem menores, de 3,1% e de 2,2%, respectivamente, na comparação com janeiro a setembro do ano passado.

A série histórica deste indicador está disponível aqui.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Fonte: Portal Bonde/Assessoria de Imprensa

 



Veja também

24/09/2015 
Consulado do Inter realiza evento em Pranchita
26/08/2015 
Que fase! Escritório do Papai Noel declara falência na Lapônia
20/08/2015 
Operadoras móveis no Brasil preparam petição contra WhatsApp
12/08/2015 
Nascidos no mesmo dia, bebê e bulldog francês vivem grudados
07/08/2015 
Prefeito de cidade italiana proíbe população de ´morrer`
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Pranchita
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br