Realeza - Sudoeste do Paraná     
 

Realeza   |  Premiados   |   quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Trabalhos coorientados por Pibids da UFFS são premiados na Ficiencias

A 3ª Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias) foi encerrada na última sexta-feira (14) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi uma das instituições parceiras no evento. A UFFS contribuiu na avaliação dos trabalhos e na oferta de oficina e apresentação cultural. Além disso, trabalhos que contaram com a coorientação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) também foram premiados.

Dos cerca de 140 trabalhos expostos com propostas inovadoras nas diversas áreas das ciências, sete contaram com a coorientação do Pibid de Física e de Interdisciplinar em Ciências da Natureza, do Campus Realeza, dos quais três foram premiados.

Na Categoria Aclamação Popular foi premiado o trabalho “O movimento do corpo no carregamento de celulares”, do Colégio Estadual Rocha Pombo, de Capanema. Na Categoria Jovens Cientistas o trabalho “Sistema de gotejamento de baixo custo e autossustentável”, do Colégio Dom Carlos Eduardo, de Realeza. E na Categoria Vivência Estudantil o trabalho “Monitoramento aéreo utilizando um foguete dois estágios”, do Colégio Estadual Doze de Novembro, também de Realeza.

A Feira reuniu estudantes brasileiros, paraguaios e argentinos do ensino fundamental, médio, técnico profissionalizante e EJA em ensinos equivalentes, tanto da rede pública quanto particular, no período de 11 a 14 de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Oficina e Apresentação Cultural

Para os alunos da Feira, foi ofertada a oficina “A luz como você não vê”, ministrada pelos acadêmicos do curso de Física do Campus Realeza, Elton Pontes e Claudia de Carli. A oficina trouxe a discussão sobre o porquê vemos e também sobre as características da luz enquanto onda eletromagnética. A atividade é uma das propostas do Projeto de Extensão Laboratório Demonstrativo de Física, dos professores Danielle Nicolodelli Tenfen e Wagner Tenfen.

O Projeto Cultural Joaninha ou o que é? e o Grupo de Teatro La Broma, coordenado pela professora Ana Carolina Teixeira Pinto, conduziram a cerimônia de premiação e também apresentaram a performance “Luzes em versos”, que propõe um jogo entre expressão corporal, música, iluminação e poesia. Também inspirada na teoria cosmológica do desenvolvimento inicial do universo, a performance faz alusão aos textos de Carlos Drumond Andrade, Pablo Neruda e Rosa Lazaroto.

Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, Paula Agostini e Julio Cezar Juk Fishborn, levaram uma exposição de ossos de animais, um material produzido na Unidade de Medicina Veterinária (UMV). As diversas peças servem para o estudo isolado em Anatomia e outras disciplinas do curso.

Carta de Intenções

No encerramento das atividades do primeiro dia da Ficiencias 2014, a UFFS foi uma das instituições de ensino que assinou a carta de intenções que visa a cooperação em projetos de pesquisa e o fomento da ciência desde a educação básica até o ensino superior.

O coordenador da Ficiencias e representante da Fundação PTI, Fabiano Pavoni Nogueira, disse que uma das ações já desenvolvidas pelo grupo foi a conquista de um recurso, junto ao Ministério da Educação (MEC), para a realização de um curso de metodologia científica na modalidade EAD.

Avaliação de Trabalhos e Organização

Professores da UFFS também participaram na avaliação dos trabalhos antes da Feira e durante sua realização. Ao todo, 10 professores das diversas áreas do conhecimento contribuíram na atividade. Do Campus Realeza participaram os professores Aline Portela Biscaino, Viviane Scheibel de Almeida, Jair Wyzykowski, Dalila Moter Benvegnú, Luciana Borowski Pietroski, Adalgiza Pinto Neto e Jucieli Weber. Do Campus Laranjeiras do Sul participaram os professores Ana Paula Araujo Fonseca, Alexandre Manoel dos Santos e Cacea Furlan Maggi.

Além dos avaliadores, estavam na organização do evento os professores Danielle Nicolodelli Tenfen, Paulo Sérgio de Camargo Filho e Ricardo Key Yamazaki.

Fonte: Assessoria de Imprensa UFFS

 



Veja também

29/02/2016 
Rotary adquire aparelhos para o Banco Ortopédico
03/12/2015 
Plantas medicinais são foco de projeto do curso de Química da UFFS Realeza
03/12/2015 
Bebê nasce em ponto de ônibus com auxílio de moradora de Realeza
12/11/2015 
Abertas inscrições para nova edição de Rodas Formativas dos Estágios do Campus Realeza
12/11/2015 
Restaurante Universitário do Campus Realeza completa três meses de funcionamento
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Realeza
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br