Renascença - Sudoeste do Paraná     
 

Renascença   |  Cooperação   |   quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

´Um olhar para o futuro` ensina cooperação entre os estudantes do ensino fundamental

Alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Ida Kummer, de Renascença, receberam seus certificados de conclusão do programa "Um olhar para o futuro", da cooperativa de crédito Cresol, na última quinta-feira, 26. A cerimônia de encerramento do programa lotou o centro de eventos no Lago Yara. Alunos, professores, pais, o presidente da Cresol, Luiz Carlos Colombo; o presidente do Infocos, Vanderley Ziger; o presidente da Base Sudoeste da Cresol, Vilmar Sangaletti; e a secretária municipal de Educação, Ana Maria Zanini, estiveram na solenidade.

A proposta da Cresol visa estimular o cooperativismo entre os estudantes desde o ensino fundamental. Ela teve boa aceitação na escola, na cooperativa e entre as famílias dos alunos. Durante o ano, cinco turmas participaram de sete módulos do programa desenvolvido em parceria pela Cresol e administração municipal. Uma vez por mês cada uma das sete turmas do 4º ano participava de um módulo teórico ou prático sobre cooperativismo.

Luiz Carlos Colombo, presidente da Cresol, destacou a iniciativa e o apoio da administração municipal. "O programa, por ser o primeiro ano, foi um sucesso, o município prontamente aderiu. O objetivo do programa é ensinar, fazer a cooperação entre as pessoas, nada mais, nada menos que começar pelas crianças, porque elas têm a cabecinha mais aberta, então é mais fácil você plantar a sementinha", observou.

Entre as etapas práticas, os alunos trabalharam a cooperação através de projeto de jardinagem na escola - plantio de grama e flores - e visitas à Cresol para serem informados sobre como funciona a cooperativa. "O programa iniciou este ano e a gente quer que ele continue, que não pare, que um dos pontos que eu destaco em Renascença é a educação, a educação nossa tem um diferencial, nosso poder público investiu muito em educação e, com certeza, se você quiser mudar um país, um país você não muda, o que você tem que mudar são as pessoas, e o melhor momento de se mudar é quando a criança é pequena; é com educação que nós vamos conseguir mudar e transformar um país melhor e mais justo", comentou Luiz Carlos.

Coordenadora estava emocionada

Formada em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, Tânia Zatta de Souza coordenou o projeto no município e estava entusiasmada com as apresentações e as homenagens recebidas na solenidade. Os alunos apresentaram paródias e jograis destacando o cooperativismo e o programa. Ela afirmou que "foi muito gratificante; na verdade é o primeiro ano que eu trabalhei com crianças, foi uma experiência maravilhosa trabalhar cooperação com eles. Espero que a gente volte a trabalhar, porque tanto da parte da cooperativa quanto da escola eles estão pensando em continuar com o projeto".

As crianças adoraram os trabalhos e os projetos. Gostaram de visitar a Cresol, de conhecer os vários tipos de cooperativas e a ação cooperativa, que foi o serviço de jardinagem na escola. "Ficou muito bonito e eles adoraram", afirmou Tânia. A coordenadora nunca tinha trabalhado com alunos em sala de aula, mas gostou do contato com as crianças. "Eu amei o projeto, achei muito interessante e espero continuar o ano que vem", comentou.

Nas famílias de cooperados houve repercussão também. As pessoas chegavam na cooperativa e comentavam com os diretores da importância de conscientizar as crianças sobre o cooperativismo. Um dos filhos do presidente Luiz Carlos, que está na 4ª série, também estava estimulado e queria sempre participar das aulas do programa.

Dona Eronilde de Freitas, diarista e mãe da aluna Bianca, prestigiou a formatura e elogiou a iniciativa da Cresol. "Eu acho muito bom que as crianças tenham um incentivo pro futuro cooperar", disse.

Fonte: Jornal de Beltrão

 



Veja também

14/12/2015 
Grupo Roda de Viola Fá Maior se apresenta na semana do 54º aniversário de Renascença
09/12/2015 
Alunos resgatam herança histórica com dança e poesia
03/12/2015 
3ª edição do Jantar Italiano marca o 54º aniversário do município
19/11/2015 
Programa Gestar Bem dá atenção especial para a gravidez
19/11/2015 
Critérios técnicos e de viabilidade apontam para aeroporto regional em Renascença
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Renascença
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br