Renascença - Sudoeste do Paraná     
 

Renascença   |  Apresentações   |   quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Alunos resgatam herança histórica com dança e poesia

Aconteceram recentemente as apresentações dos alunos da Escola Municipal Professora Ida Kummer, de Renascença, que marcaram o encerramento do Projeto Viajando no Mundo da Leitura, que neste ano homenageou os 54 anos de emancipação política do município.

O projeto interdisciplinar foi desenvolvido pelas professoras das disciplinas de Arte, Educação Física e Inglês e resgatou, através de um apanhado histórico, a herança cultural de algumas etnias que influenciaram nos hábitos alimentares, arquitetura, religião e agricultura de Renascença.

De acordo com a professora Ivonete Simonetti Rodrigues, "muito se herdou dos povos portugueses, alemães, africanos e italianos. Sendo assim, os alunos utilizaram da caracterização e da dança para representar o legado histórico oriundo dessas etnias reproduzindo clássicos como o Vira de Portugal, Polca Alemã, Tarantela Napolitana da Itália e a música Pérola Negra representando o povo africano".

Poesias também fizeram parte do projeto. Os alunos declamaram, em homenagem ao aniversário do município, a poesia intitulada "Renascença", que foi escrita pela renascencense Rosemar de Bona Biazus.

Para as professoras, a conclusão do projeto é resultado de um trabalho desenvolvido com afinco durante o ano letivo entre alunos e docentes. "Estamos orgulhosas do resultado final do projeto. Os alunos dedicaram-se com a leitura e a pesquisa a fim de resgatar as memórias da nossa cultura, o que resultou nas belíssimas apresentações que assistimos hoje", concluiu, orgulhosa, a professora Ivonete Simonetti Rodrigues, uma das idealizadoras do projeto.

"É muito importante que os alunos, desde cedo, conheçam suas origens através do resgate histórico da nossa cultura, porém, é essencial que esta geração esteja com o olhar voltado para o futuro e que as experiências positivas já vivenciadas pelo povo de Renascença sirvam de exemplo para o crescimento de cada um", afirmou o prefeito Lessir Canan Bortoli (PSC), após assistir às homenagens.

Fonte: Jornal de Beltrão

 



Veja também

14/12/2015 
Grupo Roda de Viola Fá Maior se apresenta na semana do 54º aniversário de Renascença
03/12/2015 
´Um olhar para o futuro` ensina cooperação entre os estudantes do ensino fundamental
03/12/2015 
3ª edição do Jantar Italiano marca o 54º aniversário do município
19/11/2015 
Programa Gestar Bem dá atenção especial para a gravidez
19/11/2015 
Critérios técnicos e de viabilidade apontam para aeroporto regional em Renascença
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Renascença
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br