Salgado Filho - Sudoeste do Paraná     
 

Salgado Filho   |  Cultura   |   quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Com o Projeto Semeando Leitura, escola alimenta a paixão pelos livros

"O aluno descobre o mundo dentro da literatura. A leitura traz descobertas, abre horizontes e é um despertar para a vida. Um despertar para o conhecimento." Quem afirma isso é o diretor da Escola Municipal Jaci Maria Lopes, de Salgado Filho, José Cappelin. Com esse pensamento, diretor e toda a equipe pedagógica comandam a escola em uma eterna busca de abrir as portas do conhecimento para as crianças salgadenses - sempre tendo a leitura como um dos pilares desse trabalho.

A escola desenvolve há anos iniciativas voltadas para o incentivo à leitura. Todos os dias, antes do início das aulas, os professores liberam de 20 a 30 minutos para leitura em sala, uma maneira de garantir doses diárias de literatura para as crianças.

E elas adoram. A coordenadora pedagógica Margarete Annater Bauer conta que, se o professor deixa essa leitura para o fim da aula ou acaba ocupando esse tempo com outra atividade, os alunos já exigem: "E a leitura, professor?".

Neste ano, a escola resolveu aumentar esse incentivo e lançou o Projeto Semeando Leitura, uma ideia criada dentro da própria escola e que, de acordo com Margarete, busca ampliar o interesse das crianças e evitar que a leitura caia em "uma rotina".

Semeando Leitura tem quatro etapas

Segundo Margarete, o Semeando Leitura é dividido em quatro partes, uma para cada bimestre escolar. Na primeira etapa, o projeto levou aos alunos a proposta da Sacola da Leitura. Cada professor recebeu uma sacola de livros para ficar por uma semana à disposição da turma. Essa sacola foi trocada entre as turmas, para aumentar e diversificar o acesso.

No segundo bimestre, a escola montou a Tenda da Leitura, uma espécie de casinha montada no saguão, enfeitada e equipada com livros, gibis, revistas, tapetes e almofadas, para torná-la um ambiente confortável enquanto os alunos mergulham no mundo da literatura.

Essa tenda também serviu de base para apresentações culturais. Todas as turmas da escola organizaram manifestações baseadas nas leituras para apresentar para a escola e para alunos convidados da Apae e dos Cmeis. "O professor pegava um livro e fazia, em cima dele, uma atividade de teatro, música, uma dramatização ou um teatro de fantoches", conta o diretor Cappelin.

Atualmente, durante o terceiro bimestre, o projeto leva para os alunos a etapa do Piquenique Literário, que se beneficia do espaço físico da escola, com um bosque. Uma vez por semana acontece um momento de leitura ao ar livre.

Além disso, Margarete relata que um dia no bimestre o professor poderá sair com seus alunos para fazer leitura em outro lugar, fora da escola. "Aí vamos levar para esse local todo o material, os livros, e a turma vai fazer um piquenique mesmo, com comida e brincadeiras."

Para a última etapa, no quarto bimestre, a equipe da escola vai dispor de espaço para um Circuito de Fantoches. Este espaço será usado para socializar as experiências de leitura obtidas nas três outras etapas, por meio de apresentações teatrais.

Os professores garantem que o projeto tem sido um sucesso. "Pretendemos continuar com ele no ano que vem, nesse mesmo formato ou melhorado", completa Margarete. "Porque assim você cria atrativos diferentes, para não ficar repetitivo e ser um estímulo", reforça o diretor Cappelin.

Fonte: Jornal de Beltrão

 



Veja também

22/02/2016 
Prefeitura de Salgado Filho produzirá material didático contra dengue
28/12/2015 
Produtores de alho de Salgado Filho comemoram vendas
14/12/2015 
Missões Populares encerram em Salgado Filho e Manfrinópolis
26/10/2015 
Assistência Social destaca o atendimento às mães em Salgado Filho
10/09/2015 
Com bom público, escola realiza Semana da Família em Salgado Filho
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Salgado Filho
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br