Salgado Filho - Sudoeste do Paraná     
 

Salgado Filho   |  Ações de Inclusão   |   sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Apae combate exclusão e promove autonomia

Entre os dias 21 e 28 de agosto, as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de todo o Brasil comemoram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que em 2015 tem como tema "Inclusão se conquista com autonomia".

Para celebrar esse período, a Escola Renascer, mantida pela Apae de Salgado Filho, programou atividades especiais porque, de acordo com professores e direção da escola, esse é um período para refletir que muitas batalhas já foram vencidas no combate à exclusão e ao preconceito, mas a luta não terminou. "Incluir e dar autonomia foram, são e serão sempre motivos de luta por parte das pessoas com deficiência e seus familiares na busca de seus direitos e da ocupação de espaços maiores na sociedade."

E as Apaes estão aí para auxiliar nessa luta, possibilitando e potencializando oportunidades para que as pessoas que possuem deficiências possam desenvolver suas habilidades e talentos, de maneira - como o próprio tema da semana propõe - que possam viver com autonomia.

Programação especial

Para celebrar a semana, a Escola Renascer programou uma agenda especial, que conta com atividades internas e de interação com estudantes das escolas de ensino infantil, fundamental e médio do município, para reforçar a inclusão dos alunos na sociedade.

A Escola Renascer promoveu e promove durante a semana atividades de passeata, piquenique, apresentações de balé e capoeira do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realização de sessão da Câmara dos Vereadores nas dependências da escola, palestra, desfile, matinê e um curso de artesanato - ministrado pelos professores e alunos da Escola Renascer para estudantes do ensino tradicional.

Além disso, para encerrar as atividades, na segunda-feira, 31, os alunos vão assistir a uma peça teatral no município de Ampére.

Autonomia é independência e liberdade

Escola Renascer - O Movimento Apaeano tem proporcionado às pessoas com deficiência intelectual e múltipla várias oportunidades de desenvolverem suas habilidades e talentos. Possibilita também o acesso à informação para que essas pessoas aprendam sobre direitos e responsabilidades.

O tema da semana nos reporta a uma interatividade que inicia, em primeiro lugar, na família, como base de tudo. Na Educação, o processo continua por meio do aprendizado. Na sociedade, se consolida o direito ao respeito e à dignidade, sob o entendimento da diversidade como um valor moral e ético. O processo da inclusão é histórico e abrangente, não somente na área da deficiência.

Já autonomia nos fala da independência e da liberdade com responsabilidade: na escolha dos caminhos, na tomada de decisões e na capacidade de gerir a própria vida. A conquista do "ser" acontece com a superação das dificuldades, com ênfase numa vivência social saudável e produtiva, com vistas à plena realização. Para finalizar, citamos parte de um texto de autoria de Mina Regen, "Hoje acreditamos na autodeterminação. Fazer com que as pessoas com deficiência mental sejam apoiadas a decidir sobre suas vidas, saber o que querem e não querem, construir o projeto de vida." Que todas as pessoas com deficiência sejam cidadãos e cidadãs respeitadas, e que tenham o direito à autonomia que só acontece em um contexto inclusivo, com direitos iguais a qualquer outra pessoa, preparados para fazer suas escolhas e viver sua vida e, quando preciso, com apoio devido.

Fonte: Jornal de Beltrão

 



Veja também

22/02/2016 
Prefeitura de Salgado Filho produzirá material didático contra dengue
28/12/2015 
Produtores de alho de Salgado Filho comemoram vendas
14/12/2015 
Missões Populares encerram em Salgado Filho e Manfrinópolis
26/10/2015 
Assistência Social destaca o atendimento às mães em Salgado Filho
10/09/2015 
Com bom público, escola realiza Semana da Família em Salgado Filho
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Salgado Filho
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br