São João - Sudoeste do Paraná     
 

São João   |  Varejo Top   |   sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Varejo Top Loja retoma atividades no setor de minimercados, no sudoeste do PR

Catorze empresários de minimercados e mercearias da região sudoeste do Paraná participaram, na tarde desta terça-feira, dia 23, no auditório do Sebrae/PR em Pato Branco, de um workshop com a consultora Ione Cortese, especialista em coaching (gestão de pessoas e desenvolvimento pessoal). O evento representou a abertura oficial das atividades do Varejo Top Loja Minimercados, programa realizado pelo Sebrae/PR e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Assim como aconteceu em 2015, durante todo o ano de 2016 os empresários seguirão cronograma com consultorias relacionadas a planejamento estratégico, marketing no varejo, comunicação visual, controladoria, desperdícios e perdas, entre outras.

O consultor do Sebrae/PR, Sabino Oltramari, conta que o programa tem o objetivo de transformar os minimercados, por meio de capacitações e consultorias especializadas. “O Top Loja Minimercados é muito mais que um treinamento. São dois anos e meio de consultorias específicas e uma grande troca de experiências entre os empresários do setor. A intenção é melhorar a gestão das empresas e outros aspectos importantes que as cercam, melhorando sua atividade”, aponta.

Sabino explica que o workshop com a especialista Ione Cortese tratou de apresentar os resultados do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) e o Diagnóstico de Loja Sebrae (DLS). “As duas formas de avaliação foram aplicadas no início do programa Varejo Top Loja Minimercados, em meados de 2015. Os diagnósticos serão realizados novamente no final de 2017. Se forem bem-sucedidos nas pontuações, poderão receber o Selo do Comércio: Ouro, Prata ou Bronze. O selo materializa a evolução da qualidade em gestão. É uma avaliação criteriosa e real”, destaca o consultor do Sebrae/PR.

Esta edição do Varejo Top Loja Minimercados começou em julho de 2015 e termina no final do ano que vem, envolvendo empresários de minimercados ou mercearias de Realeza, São João, Dois Vizinhos, Chopinzinho, Pato Branco, Clevelândia e Palmas.

Ione Cortese, instrutora do primeiro módulo de 2016, observa que o encontro foi uma decisão dos responsáveis pelo programa para reforçar o comprometimento dos empresários. “Os resultados só surgirão se eles estiverem comprometidos com as atividades e, principalmente, com a busca da excelência em gestão. Nossa meta é que possam chegar ao Bronze, Prata ou Ouro. Mas eles precisam ajudar uns aos outros, seja no atendimento, na estrutura física das lojas, na gestão das empresas. Os treinamentos do programa começam efetivamente neste ano e todos têm a consciência de que precisam evoluir”, revela Ione.

Grandes expectativas

Marcelo Valdemar Hack é proprietário de minimercado no município de São João. Com 14 anos à frente da empresa e 20 funcionários, Hack revela que aderiu ao programa para obter conhecimentos que possam ampliar vendas. “Hoje, a concorrência é muito grande e temos que estar preparados para as mudanças. Para enfrentar o mercado, é preciso inovar”, ensina.

Dentro dessa premissa, o empresário revolveu participar do Varejo Top Loja Minimercados. “O programa é uma grande oportunidade. O investimento não é alto. Se minha empresa quisesse contratar consultoria sozinha, talvez não fosse viável economicamente. Com o Top Loja, ficou muito acessível para nosso minimercado e para os colegas”, calcula Marcelo Hack, que estabeleceu aumentar em 15% o faturamento neste ano.

Wagner João Wilmsen, de Chopinzinho, também estipulou ampliar o faturamento de 15% a 18% neste ano. Ele espera agregar novas informações e melhorar a organização interna da empresa, que tem 14 anos de existência e 23 colaboradores. “Agora, começaremos a aplicar os conteúdos dos módulos em nossos negócios. Já vimos que existem muitas alterações simples que podemos fazer e muitas delas não necessitam de recursos financeiros. Mudanças de hábitos, de layout, por exemplo. É só querer fazer”, afirma Wilmsen.

Fonte: Assessoria de Imprensa SEBRAE

 



Veja também

07/04/2016 
Comando do 3º batalhão participa de tribuna livre na câmara de vereadores de São João
05/02/2016 
Boletos das parcelas do IPVA serão distribuídos após o Carnaval
04/02/2016 
Páscoa terá ovos menores e preços reajustados abaixo da inflação
11/01/2016 
PM recupera moto furtada
06/01/2016 
Dois casos de dengue são confirmados em São João
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre São João
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br