Saudade do Iguaçu - Sudoeste do Paraná     
 
Conheça melhor o município de Saudade do Iguaçu

 

Aspectos Gerais

 

Gentílico: Saudadense
Data de Fundação: 19/03/1992

Área: 152,084 km²
População: 0 habitantes
Altitude Média: m
Clima:

 

História

 

A ocupação da localidade de Saudade do Iguaçu iniciou em 1954, quando a Companhia Brasileira de Viação e Comércio-BRAVIACO S.A., abriu uma picada até chegar a um pequeno planalto. No ano seguinte, um pioneiro formou uma roça e a partir daí começaram a chegar os primeiros moradores. Estes colonos, vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina deram início ao plantio de feijão e milho e à criação de suínos para consumo próprio. Em Saudade do Iguaçu, encontra-se a usina hidrelétrica de Salto Santiago. O município foi criado através da Lei Estadual nº 9914, quando foi desmembrado de Chopinzinho.Com a emancipação no dia 19 de março de 1992, no dia 1º de janeiro de 1993 tomaram posse os primeiros vereadores do município. Em março de 1993 o prefeito municipal, Luiz Giacomini, e do Vice-prefeito, Arlindo Faust, o presidente da Câmara, Gilmar Bertoldi, assumiu interinamente a administração do Município, permanecendo no cargo ate o mês de setembro de 1993, quando foi eleito o novo prefeito municipal, Pedro Fontana. Em 07 de setembro de 1993, foi promulgada a Lei Orgânica do Município, sendo que o presidente da Comissão especial foi o vereador Cypriano Bett e o relator foi o vereador Avelino Bochio.

Curiosidades:
O nome Saudade do Iguaçu, segundo registros históricos, foi escolhido por intermédio dos primeiros trabalhadores oriundos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que vieram inicialmente sem as famílias e relatavam a saudade de casa. Logo o local ficou conhecido como Saudade, sendo agregado o nome do rio Iguaçu, que percorre o município.

A Usina Hidrelétrica de Salto Santiago, que utiliza as águas do rio Iguaçu, faz parte do conglomerado de empreendimentos Tractebel, empresa privada que adquiriu a usina da Gerasul Energética. O lago é muito utilizado para a pescaria amadora. O maior benefício no entanto, está na geração de compensação financeira (royalties) para o município, gerando importantes recursos para a administração municipal.

 

Indicadores

 

 

Símbolos e Hino

 

 

Fotos do Município

  Fotos Antigas

Fotos Atuais

Clique aqui para ampliar a imagem
     

 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Saudade do Iguaçu
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br