Saudade do Iguaçu - Sudoeste do Paraná     
 

Saudade do Iguaçu   |  Variação   |   segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Nível baixo do lago de Salto Osório preocupa pescadores; Tractebel está regularizando a situação

No início da semana, o Jornal de Beltrão recebeu fotos de pescadores que estiveram no lago artificial formado pela Usina de Salto Osório. Eles estavam preocupados com o nível da água que, mesmo com as fortes chuvas dos últimos meses, estava baixo para a fase de reprodução (piracema). Procurado pelo JdeB, o gerente regional das Usinas do Rio Iguaçu da Tractebel Energia, Leocir Scopel, informou que o nível operacional do reservatório da Usina Hidrelétrica Salto Osório pode variar da cota máxima normal, 397 metros, até a mínima normal, 389 metros. A variação pode ser de até oito metros em condições normais de operação. Na terça-feira, 22, às 13 horas, estava em 395 metros.

O mais usual, segundo o gerente, é uma variação de dois a três metros que ocorre, na maioria das vezes, para atender a geração de energia demandada pelo Sistema Interligado Nacional e para a manutenção de equipamentos da usina.
Nesse caso específico, o reservatório foi rebaixado em torno de dois metros para realizar melhorias no acesso aos sensores de medição de controle de nível do reservatório. "Esse rebaixamento foi aprovado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e ocorreu de forma gradativa desde o dia 16 de dezembro, tendo como cota mínima 394,78 metros às 13h do dia 19 de dezembro (sábado). Os serviços foram concluídos na terça-feira, 22", diz Scopel, acrescentando que a partir de quarta-feira, 23, o nível do reservatório já estaria retornando à normalidade.

Segundo Scopel, o rebaixamento do reservatório ocorreu de forma gradativa para permitir que a ictiofauna pudesse acompanhar o nível da água sem sofrer danos.

Fonte: Jornal de Beltrão/Alexandre Baggio

 



Veja também

16/12/2015 
Prefeitura de Saudade entregou Barracão Industrial
15/12/2015 
Copa tarumã de futsal 2015
10/12/2015 
Papai Noel visitará as escolas
30/11/2015 
Festival cantando com a Família
25/11/2015 
Atleta Saudadense vai carregar a Tocha Olímpica
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Saudade do Iguaçu
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br