Sulina - Sudoeste do Paraná     
 

Francisco Beltrão   |  Promoda   |   sexta-feira, 22 de abril de 2016

Especialistas apresentam alternativas para a indústria do vestuário na região sudoeste

As atividades deste ano do Promoda, programa direcionado a micro e pequenas indústrias do setor de vestuário da microrregião de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, tiveram início nesta quinta-feira, dia 14 de abril. Durante três dias seguidos, 150 pessoas, de 50 empresas participantes, acompanharam workshops e palestras sobre questões importantes, como as mudanças no varejo brasileiro e os impactos na indústria do vestuário.

A programação, organizada pelo Sebrae/PR e pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná (Sinvespar) teve início com o workshop “Mercados potenciais para vestuário na América do Sul”, com a especialista Iva Maria Cardinal. No dia seguinte, foi a vez de Marcelo Prado, profissional especializado nos segmentos de Moda e Decoração, dar palestra sobre a evolução dos canais de varejo do vestuário. No sábado, dois workshops encerraram as atividades de abertura do Promoda 2016: “Mercado & Estrada: como definir novos caminhos para comercialização”, com Bel Mocchegiani; e “E-commerce de moda para nossa realidade”, com Patrícia Sant’Anna.

Na análise da consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin, o início do Promoda 2016 foi uma oportunidade para falar sobre temas relevantes relacionados ao setor. “A exportação para a América Latina, o e-commerce para a moda, os novos caminhos para a comercialização através dos representantes comerciais, e a evolução do canal de varejo foram temas abordados pelos especialistas. Eles trouxeram um novo olhar para estas oportunidades que serão exploradas nas próximas atividades que o Sebrae/PR e Sinvespar desenvolverão ao longo do ano, no Promoda”, destaca Jocelei.

O presidente do Sinvespar, José Francisco Dalligna, ressalta que “os empresários do setor de vestuário precisam de auxílio para a colocação e a melhoria da qualidade dos produtos, em questões de logística e na rapidez que o consumidor de moda exige”. Segundo Dalligna, a participação em massa dos empresários confirma o acerto do Sinvespar e do Sebrae/PR na escolha dos temas abordados. “Trouxemos especialistas que sabem do que estão tratando, com números e pesquisas atualizadas. Tenho certeza de que os dados serão colocados em prática nas empresas”, prevê o presidente.

Para o empresário Jairo Niehues, diretor de uma camisaria de Francisco Beltrão, a palestra e os workshops contribuíram para esclarecer pontos que podem ser trabalhados na empresa. “Para nós, a exportação de produtos é um negócio para o futuro. Mas, na questão dos canais de varejo, no mercado interno, vamos fazer ajustes para melhorar os processos”, informa. Niehues também destaca que os especialistas apresentaram informações sobre as tendências no mercado brasileiro. “Eles mostraram os consumidores estão comprando para não errarmos ou errar menos nas decisões, pois o mercado de moda é bastante volúvel”, alerta.

Novas ações

A consultora do Sebrae/PR adianta que estão programadas uma série de ações – individuais - com as empresas participantes, de acordo com suas demandas ou necessidades para potencializar as atividades.

“De forma coletiva, teremos, de 19 a 21 de maio, a 10ª edição do Encontro de Empresários e Profissionais das Industrias de Confecções (Emprocon), que contemplará diversas ações como palestras, cursos, oficinas e seminários”, adianta Jocelei Fiorentin. Alguns temas do encontro já estão definidos, como as inspirações para o inverno 2017, benefícios para exportação, curso sobre Recursos Humanos e a certificação junto à Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX).

Fonte: Assessoria de Imprensa SEBRAE

 



Veja também

04/02/2016 
Carnaval deste ano terá 50 por cento mais radares nas estradas do Paraná
04/02/2016 
Senado aprova ampliação da licença-paternidade para 20 dias
03/12/2015 
Materiais escolares vão subir; ainda dá para comprar pelo preço antigo
25/09/2015 
Tribuna de Contas multa prefeito de Sulina pela desaprovação das contas de 2013
14/08/2015 
Na Índia, polícia invade motéis e prende casais que não são casados legalmente
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Sulina
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br