Vitorino - Sudoeste do Paraná     
 

Vitorino   |  PROERD   |   sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Proerd forma quatro turmas em prevenção às drogas e à violência em Vitorino

Ontem, dia 3, o ginásio de esportes de Vitorino recebeu professores, alunos, pais e policiais militares para a formatura de quatro turmas de 5º ano no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), uma iniciativa da Polícia Militar que transforma policiais em instrutores e os leva para dentro da sala de aula, em um trabalho de informação e prevenção.

De acordo com o prefeito de Vitorino, Joarez Votri (PMDB), há mais de 10 anos o município não formava nenhuma turma no Proerd, mas agora a administração, com a Secretaria Municipal de Educação, conseguiu retomar o curso e pretende transformar a formatura em um evento anual. "Em 2004 teve um evento desse, e agora que tem de novo vamos procurar fazer todo ano, devido à importância e à necessidade hoje que enfrentamos com o perigo das drogas. E esse evento vem ajudar muito para ter realmente a prevenção".

A formatura de ontem começou às 9h30 e contou com discursos de autoridades e instrutores, músicas, juramento e premiação do concurso de redação sobre o programa. Os vencedores do concurso foram Leonardo Franco Siqueira e Thalia Vitória, da Escola Municipal José Bonifácio, e Érica Guedes e Lucas Sago, da Escola Menino Jesus. Os quatro ganharam presentes e apresentaram suas redações campeãs.

Além disso, a formatura teve dois outros protagonistas. Primeiro o Daren, o leão antropomórfico que é mascote do programa, esteve no evento e levou animação e dinâmica para a formatura. Em segundo, a soldado Sílvia, instrutora que trabalhou com as quatro turmas durante esse semestre e foi aclamada pelos alunos durante a celebração.

A soldado, que trabalha com mais municípios na região de Pato Branco, comenta que as turmas de alunos de Vitorino foram bem tranquilas e proveitosas de trabalhar. "Eles são alunos críticos, questionam, querem saber o porquê, então existe um entrosamento muito bom", afirma.

Para ela, as crianças de 5º ano estão em uma idade vulnerável aos perigos das drogas e da violência e o Proerd é uma ferramenta muito importante para afastá-las desse caminho. "Essa é a idade de formação deles. A idade que eles estão buscando novos conhecimentos, novos amigos, e que a aceitação deles por esses amigos é uma coisa muito importante. Então eles têm que saber que às vezes esse amigo traz alguma coisa com ele e às vezes têm que dizer não para o amigo."

Fonte: Jornal de Beltrão

 



Veja também

16/03/2016 
Cão policial localiza maconha após buscas em terreno baldio em Vitorino
04/02/2016 
Governo anuncia bandeira amarela na conta de luz em março
30/12/2015 
Salário mínimo sobe para R$ 880 em 1º de janeiro
17/12/2015 
Vitorino ganha nova ponte de concreto
15/12/2015 
Instituto Fatum Educacional forma 45 especialistas em contação de histórias
 

 

 
Publicidade
Publicidade
Menu Sudoeste Online
»  Últimas Notícias
»  Galerias de Fotos
»  Agenda de Eventos
»  Guia de Empresas e Negócios
»  Guia de Imóveis
»  Guia de Empregos
 
»  Prefeitura Municipal
»  Câmara de Vereadores
»  Associação Comercial e Empresarial
 
»  Contato
»  Anuncie
Sobre Vitorino
»  Aspectos Gerais
»  História
»  Indicadores
»  Símbolos e Hino
»  Fotos do Município


Central de Atendimento

(46) 3536-5397


comercial@sudoesteonline.com.br